CEM FLORES

QUE CEM FLORES DESABROCHEM! QUE CEM ESCOLAS RIVALIZEM!

Teoria

Lançamento da edição brasileira do Anti-Dimitrov, de Francisco Martins Rodrigues

Convidamos os amigos leitores e camaradas a participar do debate de lançamento do livro Anti-Dimitrov: 1935-1985, meio século de derrotas da revolução, de Francisco Martins Rodrigues. O debate acontecerá no dia 22 de junho de 2019, sábado, das 16:00 às 19:00, na livraria Tapera Taperá (Galeria Metrópole Av. São Luís, 187 – Centro Loja 29, 2º andar São Paulo – SP).

Teremos a honra de integrar a mesa juntamente com Gabrielle Nascimento (Coletivo Negro Minervino de Oliveira) e Jones Manoel (PCB/Revolushow).

Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, todo o debate será transmitido ao vivo pelo facebook da Tapera Taperá: https://www.facebook.com/taperataperah/

O livro, a nosso ver, de fundamental importância e atualidade, já se encontra em pré-venda aqui: https://www.cienciasrevolucionarias.com/product-page/anti-dimitrov-1935-1985-meio-século-de-derrotas-da-revolução-1

Abaixo reproduzimos o texto da contracapa do livro:

A ideia lançada no 7º Congresso da Internacional Comunista, da unidade de interesses de todo o povo na luta contra o imperialismo, o fascismo e a guerra, fez um longo caminho, semeando esperanças e derrotas, das Frentes Populares em Espanha e França às Democracias Populares do Leste; da Unidade Popular no Chile ao 25 de abril em Portugal. 

É hora de questionar as ideais de Dimitrov à luz do marxismo. O abandono pela classe operária da plataforma política própria que lhe fora dada por Lenin e pela revolução russa serve ao povo ou ao imperialismo? É uma necessidade do mundo moderno ou resulta da pressão pequeno-burguesa para afogar a revolução proletária? 

A crítica ao centrismo, como forma original do oportunismo do século XX e da nossa época, é o tema deste trabalho, que tenta uma nova avaliação de Dimitrov, Stálin, Mao, Bukharin… Para chegar a uma velha conclusão, há muito esquecida: se a classe operária não puder contar consigo própria, não poderá contar com mais ninguém.

Compartilhe
- 13/06/2019