Resoluções Políticas do 3º Encontro de Organização: Fortalecer nossa Organização Comunista no seio do Proletariado e das Massas Trabalhadoras
25.09.2024
Camaradas e leitores,
É com muito orgulho que divulgamos as Resoluções Políticas do 3º Encontro de Organização: Fortalecer nossa Organização Comunista no seio do Proletariado e das Massas Trabalhadoras. Estas Resoluções são resultado de uma rica construção coletiva e marcam mais um passo da trajetória política e organizativa do Coletivo Cem Flores. Esperamos que colaborem com o avanço da luta comunista no Brasil!
Esse material é composto por duas partes. A primeira, Pelo Que Lutamos, é uma síntese sobre os principais pontos de luta e objetivos estratégicos de nossa organização comunista. A segunda, Resoluções Políticas, contém treze partes com nossa análise da conjuntura da luta de classes no mundo e no Brasil. Disponibilizamos a versão em PDF aqui e na imagem abaixo. Em breve, será lançada a versão impressa para venda.
Abaixo, reproduzimos a apresentação das Resoluções:
Apresentação
Camaradas,
Há anos o nosso coletivo comunista busca, no fogo da luta de classes, contribuir com a retomada do Marxismo-Leninismo, com a crítica ao reformismo/oportunismo e para a superação da crise do movimento comunista no Brasil. Por meio dos nossos espaços de estudo, divulgação e luta, nos organizamos para resgatar a posição comunista, revolucionária, e fazer avançar a luta do proletariado. Esse é o único caminho para acabar com a exploração, a repressão, a opressão e a miséria em que vivem a classe operária e as demais classes dominadas no capitalismo.
A partir do lema “que cem flores desabrochem, que cem escolas rivalizem” levantamos a bandeira vermelha para estimular o debate e a união dos que pretendem resgatar o Marxismo-Leninismo como instrumento de análise e ação na conjuntura. Como resultado de nosso crescimento político e esforço organizativo, passamos a realizar anualmente o nosso Encontro de Organização, instância mais importante das deliberações de nosso coletivo. Mais recentemente, construímos o nosso Documento Base, com sínteses de nossas principais posições sobre o capitalismo e a Revolução, a conjuntura internacional e nacional, o movimento comunista internacional e nacional, além de nossos princípios de linha de massas.
Estas Resoluções Políticas do 3º Encontro de Organização que os camaradas têm em mãos são mais um passo nessa trajetória política e organizativa. Ela é composta por duas partes. A primeira, Pelo Que Lutamos, é uma síntese sobre os principais pontos de luta e objetivos estratégicos de nossa organização comunista. A segunda, Resoluções Políticas, contém treze partes com nossa análise da conjuntura da luta de classes no mundo e no Brasil. Trata-se de uma expressão resumida, com foco mais conjuntural, de nossas posições políticas centrais e de nossa linha de ação para o próximo período.
Ao longo destas Resoluções, os camaradas vão se deparar com vários conceitos e termos advindos do Marxismo-Leninismo e de nossas formulações do Documento Base. Crise do imperialismo, ofensiva burguesa, crise do movimento comunista, regressão a uma situação colonial de novo tipo, dentre outros conceitos são aqui brevemente explicados. Em nosso site e no Documento Base os camaradas poderão ter explicações mais aprofundadas sobre nosso entendimento para cada um desses conceitos.
A construção do 3º Encontro de Organização e de suas Resoluções Políticas foi resultado de um rico processo de debate e construção coletiva e marca um importante momento de nossa organização comunista. Durante meses e no período do Encontro, contamos com o esforço e a participação de todos os camaradas e de várias organizações e comunistas com os quais temos laços políticos. Saímos fortalecidos dessa construção, mais coesos e organizados, e com ímpeto de avançar em nossa luta, buscando contribuir para a superação da crise do movimento comunista no Brasil e a reconstrução de um Partido Comunista revolucionário e com inserção de massas.
As Resoluções Políticas foram aprovadas no 3º Encontro, mas seguem vivas e precisam continuar sendo objeto de formação, debate, crítica e aplicação. Estas Resoluções só cumprirão seus objetivos se servirem à luta e a formulações ainda mais avançadas!
Vamos à luta, camaradas!
Proletários de todos os países, uni-vos!