CEM FLORES

QUE CEM FLORES DESABROCHEM! QUE CEM ESCOLAS RIVALIZEM!

Cem Flores, Destaque, Movimento operário, Teoria

Engels e a Análise da Situação das Classes Trabalhadoras (livro digital)

200 anos do nascimento de Friedrich Engels

Clique na imagem para acessar o livro digital

Cem Flores
11/12/2020

Camaradas e leitores, reproduzimos abaixo a Introdução ao livro digital (e-book) Engels e a Análise da Situação das Classes Trabalhadoras, que pode ser acessado nesse link.

Introdução

Friedrich Engels nasceu na Prússia (atual Alemanha), em 28 de novembro de 1820. Duzentos anos após seu nascimento é fundamental para os comunistas resgatar quem ele foi e discutir qual sua importância para os dias de hoje.

Engels nasceu em uma família burguesa, filho de um industrial. Apesar disso, não seguiu os passos do pai, não cumpriu o destino esperado por sua família e por sua classe. Participando desde muito cedo da vida intelectual e dos debates filosóficos e políticos de sua época, foi cada vez mais atraído pelo movimento operário e pelos círculos comunistas que começaram a se formar na Europa, diante do nascente capitalismo industrial de meados do século XIX. À causa proletária e comunista dedicará toda a sua vida. 

Juntamente com outro teórico e revolucionário, Karl Marx, eles construirão as bases teóricas do comunismo e da análise científica do capitalismo, superando a crítica moral e filosófica da sociedade moderna, como era comum entre seus contemporâneos. Tal contribuição impulsionará de forma determinante o movimento operário, que passou a poder se municiar de uma teoria revolucionária na luta por sua emancipação.

Como resume Lênin, quando da morte de Engels, em 1895:

Marx e Engels foram os primeiros a demonstrar que a classe operária e as suas reivindicações são um produto necessário do regime econômico atual que, juntamente com a burguesia, cria e organiza inevitavelmente o proletariado; demonstraram que não são as tentativas bem intencionadas dos homens de coração generoso que libertarão a humanidade dos males que hoje a esmagam, mas a luta de classe do proletariado organizado. Marx e Engels foram os primeiros a explicar, nas suas obras científicas, que o socialismo não é uma invenção de sonhadores, mas o objetivo final e o resultado necessário do desenvolvimento das forças produtivas da sociedade atual. Toda a história escrita até aos nossos dias é a história da luta de classes, a sucessão no domínio e nas vitórias de umas classes sociais sobre outras. E este estado de coisas continuará enquanto não tiverem desaparecido as bases da luta de classes e do domínio de classe: a propriedade privada e a produção social anárquica. Os interesses do proletariado exigem a destruição destas bases, contra as quais deve, pois, ser orientada a luta de classe consciente dos operários organizados. E toda a luta de classe é uma luta política.

Tanto Engels, quanto Marx, foram e permanecem importantes lideranças do proletariado, revolucionários que inspiram todos que combatem a exploração e a opressão capitalista. Foi assim no bicentenário da morte de Marx, em 2018, e assim está sendo no bicentenário de nascimento de Engels, através de diversos eventos pelo mundo. 

O Coletivo Cem Flores se junta a essas homenagens resgatando o legado revolucionário desse grande dirigente comunista internacional, sua atualidade, sua contribuição fundamental para a luta operária em nossa conjuntura. 

São muitas as lições da atuação e das obras revolucionárias de Engels que poderiam ser resgatadas nessa homenagem. Suas contribuições à crítica da economia política, da teoria burguesa. Ou seu papel político como dirigente do proletariado, ao longo de décadas, e seus inúmeros exemplos de firmeza, coragem, persistência e abnegação. Ou sua prática enquanto teórico e cientista nas mais diversas áreas, em busca incessante de uma compreensão sempre mais profunda da realidade. Ou ainda seus estudos primordiais sobre a opressão da mulher e o patriarcado.

Friedrich Engels em 1850.

Mas uma lição de grande destaque em Engels, e que certamente nos é muito útil para avançar na luta de classes proletária hoje, é sua análise das condições de vida e da luta das classes trabalhadoras no capitalismo, sobretudo a partir de seu livro A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra, de 1845. Como afirmam as citações que abrem esse texto, trata-se de obra original e fundadora do marxismo, de significativa importância para o movimento operário. Sua profunda análise, abordando inúmeras questões que estão concretamente presentes na vida das massas trabalhadoras e que influenciam diretamente suas organizações e lutas, conseguiu não só ser um poderoso instrumento de denúncia (da primeira à última página, meu livro é um libelo contra a burguesia inglesa”, p. 332) e orientação política para sua época, como abriu as portas para um tratamento científico, materialista, das classes e das lutas de classes no capitalismo.

Analisaremos nos próximos seis capítulos aspectos fundamentais dessa contribuição de Engels, priorizando o próprio texto original, por isso o grande número de citações diretas.

Acesse aqui o livro digital.


Cem Flores
Dezembro de 2020

Compartilhe
- 11/12/2020