CEM FLORES

QUE CEM FLORES DESABROCHEM! QUE CEM ESCOLAS RIVALIZEM!

Cem Flores, Conjuntura, Destaque, Movimento operário

VIVA O 1º DE MAIO! DIA INTERNACIONAL DOS/AS TRABALHADORES/AS! SE NADA SOMOS EM TAL MUNDO, SEJAMOS TUDO, PRODUTORES!

Rodoviários de Juiz de Fora (MG) em greve.

Cem Flores

01.05.2021

Nós, trabalhadoras e trabalhadores de todos os países, vivemos mais um 1º de Maio difícil em nossa longa história de lutas. Em plena crise do capitalismo sofremos com o aumento do desemprego, da exploração, da pobreza, da violência. Ano passado foram centenas de milhões de empregos perdidos em todo o mundo; a fome voltou a bater à porta de muitos de nossos lares. Além disso, ainda enfrentamos, diariamente, uma nova doença que já levou tantos companheiros/as de vida e de trabalho, familiares nossos e pessoas amadas.

Os governos e os meios de comunicação tentam nos fazer acreditar que todos estamos sofrendo com a crise e a pandemia, que todos estamos no mesmo barco. Mentira! Quem enfrenta ônibus e metrôs lotados? Quem volta para casa esgotado de tanto trabalhar? Quem vê o armário da cozinha vazio? Os trabalhadores, as trabalhadoras! Somos nós os verdadeiros massacrados, nesta crise e nas anteriores.

Esse sistema capitalista que suga nosso suor, nosso sangue, rouba o fruto de nosso trabalho para manter os luxos da classe burguesa e do seu Estado que nos oprime, há muito já não tem nada a nos oferecer. Qual é a “solução” que eles apresentam hoje para nós? Salários ainda menores, serviços cada vez piores.

Mas não suportamos de cabeça baixa. Lutamos para sobreviver, proteger nossos/as companheiros/as e familiares. Resistimos como podemos à ganância dos patrões e seu Estado genocida. Mesmo assim, não tem sido o suficiente. Nossas vidas pioram. Sabemos que nossa força ainda é pouca. Hoje estamos muito desorganizados, sem voz. E aqueles que dizem falar por nossos interesses, na verdade são pelegos vendidos, só prometem soluções que nunca chegam. Nos usam, depois nos descartam.

Há quem diga entre nós que as coisas sempre foram assim. E que continuarão da mesma forma… Isso não é verdade!

O 1º de Maio, nosso dia internacional de lutas, serve para lembrar que podemos sim ter força. Que unidos já vencemos nossos inimigos, melhoramos nossas vidas. Quando os patrões nos escravizavam por mais de 12 horas por dia, conquistamos mais horas de descanso. Quando nos prendiam e torturavam por simplesmente fazermos uma greve, exigirmos um salário não pago, demos o troco e conquistamos maior liberdade de organização e luta. Já conseguimos inclusive construir países sem patrões, socialistas, onde o poder era nosso!

E podemos fazer isso novamente! Tornar a crise em mudança, revolução! É preciso criar uma nova sociedade, sem exploração, sem a cruel desigualdade que leva milhões à fome e alguns poucos a viverem em mansões.

Para isso, contamos apenas com nossas próprias forças, nossas mãos. As mãos que constroem o mundo! Nada nosso nunca foi conquistado sem luta. Apenas nossa organização e luta pode fazer surgir um novo mundo. Em nossos locais de trabalho, nos unindo contra os patrões e os pelegos. Em nossa rua, lutando contra a fome e a violência. Buscando coletivamente uma vida mais digna identificamos nossos inimigos, nossos amigos, nos preparamos para batalhas maiores.

O combate será longo. Mas não há atalhos, nem alternativas.

O presente é de luta, o futuro será nosso!

Acesse aqui esse texto em pdf.

Compartilhe
- 01/05/2021