Podcast Conversas Vermelhas: dois episódios sobre a crise do imperialismo
01.06.2021
Convidamos os(as) camaradas e leitores(as) a ouvirem mais uma participação do Coletivo Cem Flores em podcasts, agora no Conversas Vermelhas, recém-lançado pelo blog comunista internacional Bandeira Vermelha. Foram dois episódios discutindo a crise do imperialismo. O programa completo se encontra na plataforma anchor.fm e acessível em outros aplicativos, como o Spotify. Seguem os links dos episódios:
Crise do Imperialismo – Episódio 1
Crise do Imperialismo – Episódio 2
Com mediação de Ana Barradas, o debate também contou com a participação de António Barata, ambos editores do blog Bandeira Vermelha. Em quase uma hora de debate, as intervenções abordaram as atuais contradições do sistema imperialista, as principais potências imperialistas hoje e as perspectivas que se desdobram desse cenário, sobretudo para o proletariado e demais classes trabalhadoras em todo o mundo e suas lutas.
Uma das posições defendidas pelo Cem Flores no debate foi a de que o “sistema imperialista mundial vem no momento, cada vez mais, agravando as contradições do capitalismo, gerando conflitos com uma intensidade cada vez mais maior, na busca por retomar as taxas de lucro, na busca para tentar contrarrestar o período de crise que se está vivendo. Cada vez mais se ampliam as contradições, seja entre os blocos imperialistas, seja a contradição entre países dominantes e países dominados. E, principalmente, todos em movimento para ampliar a exploração, o nível de retirada de valor da classe operária. Essa é outra contradição que se aprofunda nesse período”. Afirmamos também, utilizando-nos das definições de imperialismo de Lênin, que atualmente se vive um processo de polarização entre as duas principais potências imperialistas, EUA e China.
Lembramos por fim que a análise de tais temas da conjuntura internacional e da teoria marxista, de extrema relevância para a prática do movimento comunista, revolucionário, tem sido objeto de constantes intervenções tanto do Cem Flores, quanto do Bandeira Vermelha, em seus respectivos instrumentos de divulgação. Inclusive, esteve presente na recente nota política conjunta de ambos os coletivos sobre os pacotes de Biden e a situação dos EUA hoje.