CEM FLORES

QUE CEM FLORES DESABROCHEM! QUE CEM ESCOLAS RIVALIZEM!

Movimento operário, Teoria

Live FMR-21

Cem Flores

18.08.2021

Juntamente com o blog Bandeira Vermelha e o Centro de Estudos Victor Meyer, o Coletivo Cem Flores participou de mais uma live do Comboio Suburbano – Podcast. Ocorrida no dia 10 de agosto, teve como tema o Ciclo de Palestras e Debates A Actualidade do Pensamento de Francisco Martins Rodrigues, ou FMR 21, que deve ocorrer no final de setembro e início de outubro.

A live debateu o exemplo e algumas contribuições do dirigente comunista português Francisco Martins Rodrigues, como sua análise do revisionismo e degeneração do movimento comunista. Em vários momentos, mostrou-se a atualidade do pensamento e militância de Rodrigues, o que justifica seu resgate para a reconstrução da posição proletária na luta de classes hoje.

Em nossas intervenções, destacamos a inflexão política ocorrida entre o VI Congresso da Internacional Comunista (1928) e o VII Congresso (1935), denominada por Rodrigues como centrismo, uma das origens do revisionismo soviético e de vários partidos ditos comunistas. Tal derrota do marxismo-leninismo, ocorrida em meio ao combate do nazi-fascismo, precisa servir de lição para o movimento comunista: mudanças táticas e alianças não podem ser motivos para a diluição da posição proletária, de sua organização e sua hegemonia. Caso contrário, fica-se a reboque de alguma fração burguesa ou da pequena burguesa, distanciando-se da revolução e do socialismo.

Convidamos os(as) camaradas e leitores(as) a assistirem ou ouvirem o debate completo, que se encontra em várias plataformas, como Youtube e Spotify.

Compartilhe
- 18/08/2021