CEM FLORES

QUE CEM FLORES DESABROCHEM! QUE CEM ESCOLAS RIVALIZEM!

Cem Flores, Conjuntura, Destaque, Nacional, Teoria

Adquira o novo livro do Cem Flores

Cem Flores

28.01.2023

Camaradas e leitores/as,

Está à venda o novo livro físico do Cem Flores: Quem são os nossos inimigos? Quem são os nossos amigos? A conjuntura econômica e política brasileira e a posição comunista. O livro é uma edição colaborativa entre o Coletivo Veredas e o Coletivo Cem Flores.

Construído na virada do ano, o livro é composto por intervenções e análises sobre a conjuntura brasileira a partir da posição comunista. Como podemos ver na imagem abaixo, do sumário, são quase 200 páginas abordando, de uma perspectiva revolucionária, as questões mais relevantes da conjuntura: a estagnação da economia brasileira; a situação atual da luta de classes no país; o bolsonarismo e o combate a ele; a caracterização e as perspectivas do novo governo.

Aqueles/as que desejarem adquirir o livro, favor entrar em contato com o Whatsapp do Cem Flores (91) 8207-1387. O valor cobrado será de R$ 25,00 mais o frete. A forma de pagamento é por PIX (cem.flores.desabrochem@gmail.com). Sua contribuição é fundamental. Ajude-nos também a divulgar o livro nas redes sociais.

Esperamos com mais esse livro colaborar com a urgente e necessária reconstrução do campo revolucionário no Brasil. Que cem flores desabrochem! Que cem escolas rivalizem!

Abaixo, reproduzimos a apresentação do livro:

Apresentação

Este livro compila o conjunto das intervenções do Coletivo Cem Flores durante o período de eleições gerais no Brasil em 2022 – exceto o capítulo 4, publicado em 2020. Todas elas são produtos de pesquisas e debates coletivos, buscando fazer a justa e necessária análise concreta, marxista-leninista, da situação concreta. Buscando colaborar com a luta de classes proletária no Brasil, em contexto de estagnação econômica, ofensiva patronal, fascistização e crise do movimento revolucionário, partimos de uma questão fundamental: Quem são nossos amigos? Quem são nossos inimigos?

Essa questão se coloca concretamente para as massas exploradas e as organizações comunistas, que precisam saber de forma precisa com quem podem contar de fato e contra quem combatem na difícil conjuntura atual. Diante da profunda degradação das condições de vida das massas trabalhadoras; das suas suadas conquistas derrubadas ou ameaçadas por inúmeras “reformas”; da fragilidade das forças dos/as trabalhadores/as; do avanço do fascismo enquanto força política no país: Que fazer?

A resposta da “esquerda” reformista e oportunista, cujo centro é o PT, e ao redor do qual orbitam a maioria dos partidos, sindicatos e movimentos, tem sido aprofundar sua subordinação às classes dominantes, reforçando a crença na democracia burguesa e nas instituições do estado capitalista, curvando-se a acordos e alianças cada vez mais rebaixados e à direita. Assim, iludindo as massas para um suposto “capitalismo utópico”, supostamente menos explorador e opressor (sic!) e para uma derrota do fascismo exclusivamente pela via eleitoral.

Neste livro nos esforçamos para desmontar esse engodo eleitoreiro e defender o único caminho disponível à classe operária e às massas exploradas: o da luta contra as classes dominantes e seus aliados reformistas, a partir de suas demandas concretas, e o da sua reconstrução enquanto força política própria, organizada e independente. Apenas por essa via sairemos de nossa posição defensiva e poderemos revidar o inimigo de classe, também em sua face cada vez mais fascista.

Além desta apresentação, o livro possui 6 capítulos. O primeiro, Brasil: o “paradoxo” de uma economia estagnada com lucros crescentes trata das condições de acumulação de capital no último período, destacando o quadro de estagnação da economia e da ofensiva dos patrões. Teria a burguesia brasileira se tornado “democrática”?, o segundo capítulo, critica a falácia de uma suposta virada da burguesia contra o bolsonarismo. O capítulo 3, O fascista Bolsonaro é amigo dos patrões e inimigo das classes trabalhadoras!, debate as características do governo e do movimento de extrema-direita, fascista, de Bolsonaro e sua vinculação com a ofensiva burguesa. Contra Bolsonaro: frentes amplas de classes ou resistência e luta operária e popular?, o quarto capítulo, é uma crítica às várias propostas pequeno-burguesas de frentes amplas que surgiram contra Bolsonaro. O capítulo 5, Lula-Alckmin: de quem são amigos e de quem são inimigos? Essa é uma questão fundamental!, analisa a principal chapa adversária de Bolsonaro nas eleições, seu programa e sua longa lista de serviços ao capital e às principais frações burguesas. Por fim, o livro conclui com A esquerda reage! Posições críticas ao eleitoralismo e às ilusões de Lula-Alckmin, um panorama das posições das organizações que se opuseram à farsa eleitoreira petista e levantam a bandeira da posição proletária.

O objetivo maior desse esforço é o de contribuir para a divulgação de uma posição comunista, marxista-leninista, que possa ajudar na retomada do caminho revolucionário do proletariado, em busca de reconstruir seu instrumento político próprio e independente, o Partido Comunista, ferramenta indispensável para encabeçar a luta da classe operária e das massas exploradas pela sua libertação da escravidão assalariada, pela derrubada do regime burguês e a construção da república dos/as trabalhadores/as, o socialismo!

Cabe a nós colocarmos toda nossa energia e confiança nas lutas concretas e cotidianas nos locais de moradia e trabalho, na nossa capacidade de nos unirmos e enfrentar nossos inimigos de classe. Serão nas lutas, nas greves e nos protestos e ações por melhores condições de vida, resistindo aos ataques dos patrões e do seu estado, que enfrentaremos o fascismo juntamente com a ofensiva burguesa (da qual ele faz parte). Transformando assim esse duro momento em uma oportunidade de nos reconstruirmos enquanto força autônoma na luta de classes e avançar para o caminho revolucionário, a única solução para sair dessa vida de exploração e miséria.

Compartilhe
- 28/01/2023