CEM FLORES

QUE CEM FLORES DESABROCHEM! QUE CEM ESCOLAS RIVALIZEM!

Boletim QUE FAZER, Cem Flores, Conjuntura, Lutas, Nacional

Lula-Alckmin é um governo dos patrões!

Apesar de fingir defender os/as trabalhadores/as, os primeiros meses do novo governo mostram a quais interesses ele serve

Cem Flores

18.03.2023

MAIS UM GOVERNO AMIGO DOS PATRÕES

A última década foi muito difícil para as classes trabalhadoras. Foram anos seguidos de crise, desemprego, arrocho salarial e perda de conquistas. E ainda teve a pandemia e suas centenas de milhares de mortes. Nesse período, às custas de nosso sangue e suor, os patrões encheram os bolsos de dinheiro. Em 2021, os lucros bateram recorde. Só a Vale, ano passado, lucrou quase R$ 100 bilhões, enquanto os maiores bancos do país tiveram o maior lucro em 15 anos. Isso é o sistema capitalista, a escravidão assalariada, que precisamos derrubar.

Nesses anos, os governos do PT, MDB, PSL/PL serviram aos patrões em seu objetivo de aumentar a nossa exploração. Várias foram as “reformas” e novas leis aprovadas contra nós. Bolsonaro sempre dizia servir aos patrões, e de fato sua política colocou o lucro acima de tudo e todos.

Muitos votaram em Lula-Alckmin esperando que as coisas pelo menos parassem de piorar. Já se passaram quase três meses do novo governo e a situação continua péssima para os/as trabalhadores/as. O desemprego cresceu, o endividamento aumentou, a carestia não dá trégua e os salários continuam de fome…

Afinal, o governo continua dos patrões! A prioridade de Lula-Alckmin têm sido consolidar os ganhos do patronato e avançar em sua agenda. As “reformas” previdenciária e trabalhista continuarão por aí. Novas medidas para encher o bolso dos patrões devem chegar. O ministro da fazenda disse aos empresários: será um governo intenso em “reformas” – que pioram nossas vidas!

Enquanto Lula-Alckmin jogam o grosso do dinheiro do estado para financiar a acumulação da burguesia, as sobras são destinadas para o andar de baixo, em aumentos insuficientes no salário mínimo e no bolsa família, por exemplo. Fazem isso para ter algum apoio entre as classes trabalhadoras, como se essas migalhas aplacassem a grande miséria e a revolta que vem com ela. Não atendem nossos interesses de fato, só querem nos enrolar, nos deixar quietos o máximo possível.

Não podemos nos iludir nem um pouco. Esse governo, como foram os outros do PT, é governo de só uma classe: a dos patrões.

LOBO EM PELE DE CORDEIRO

O PT sempre iludiu de que era possível a conciliação entre as classes trabalhadoras e a burguesia. Essa farsa serve para esconder sua defesa da manutenção da exploração capitalista. “Conciliar” com o patrão não existe. Quem defende isso, na verdade, é a favor da subordinação ao patrão!

Dessa forma, o PT e outros grupos da “esquerda” tentam desviar o caminho da luta dos trabalhadores/as. Lobos em pele de cordeiro, se dizem companheiros, mas o que fazem é paralisar a organização do povo, as greves, os protestos, iludir que tudo se resolverá com acordos rebaixados e nas eleições. Seu objetivo principal não é derrubar os patrões, mas vencer eleições, ocupar os governos e fazer parte das classes dominantes.

Quando assumem um governo, fingem que o povo pode enfim ter voz e vez. Enganam que finalmente o estado teria espaço para o povo. Na realidade buscam neutralizar qualquer luta, comprar os movimentos e as lideranças com cargos e mordomias. O que querem é atrelar esses movimentos ao estado e fazer deles defensores do governo. Grande parte do movimento sindical, por exemplo, caiu nessa armadilha e hoje são pelegos que vivem em reuniões no ar condicionado dos palácios de Brasília.

Precisamos entender essa tática do governo e denunciar suas reais intenções. Nos governos anteriores do PT, eles fizeram a mesma coisa: e no que nossa vida mudou? Em nada. Enquanto o governo finge escutar o trabalhador, é o patrão o dono verdadeiro do governo.

SEGUIR COM INDEPENDÊNCIA, SEM ILUSÃO COM O ESTADO CAPITALISTA

Frente às tentativas do governo de parar nossa luta, devemos responder firmemente. Nossa luta deve ter independência frente aos patrões e frente aos seus governos, mesmo daqueles que se vestem de cordeiros. Aliás, é só ter uma greve para o cordeiro tirar sua fantasia!

Isso significa que devemos focar na mobilização e estar junto das massas, nos locais de trabalho e moradia. Que devemos resistir com nossas próprias forças. Que devemos estabelecer alianças na luta apenas quando não significar vender nossa independência. Podemos e devemos exigir e protestar por melhorias nas condições de vida do povo, mas não ajudará em nada a luta se atrelar a mesas de enrolação ou a cargos.

Nossa missão é dura: seguir nas lutas concretas contra um inimigo ainda muito poderoso. Mas não é se vendendo para ele que teremos um atalho. Na verdade, é uma armadilha. Nessa luta criaremos o nosso próprio poder e poderemos um dia derrubar esse estado que só servem aos ricos.

AVANÇAR NA LUTA E NA ORGANIZAÇÃO!

Compartilhe
- 18/03/2023