CEM FLORES

QUE CEM FLORES DESABROCHEM! QUE CEM ESCOLAS RIVALIZEM!

Boletim QUE FAZER, Cem Flores, Conjuntura, Lutas, Nacional

1º de maio: relembrar nossa história e reforçar nossa luta!

Essa é a nossa data. Somos irmãos/ãs trabalhadores/as! Frente a mais um ano de vida dura, aumentar nossa união e continuar a luta contra a exploração!

Cem Flores

30.04.2023

UMA DATA PARA RELEMBRAR NOSSA FORÇA

Faz mais de cem anos que os trabalhadores e as trabalhadoras do mundo inteiro celebram sua própria força no 1º de Maio. Somos nós, que ganhamos o pão com o suor de nosso trabalho, quem mantemos todo esse mundo funcionando. Portanto, temos em nossas mãos o poder e o dever de também um dia conquistar esse mundo, para construir uma sociedade sem exploração, sem desigualdade e sem guerras. Um mundo sem patrões, um mundo de igualdade!

Nossa história é marcada por muitos heróis e heroínas que dedicaram todas suas vidas na luta por melhores condições de trabalho, resistindo e buscando novas conquistas para nossa classe. Esse também é um dia para honrar aqueles e aquelas que tombaram em greves, nos protestos e nas revoluções. Não há conquista sem luta e sacrifício, e por isso continuamos o caminho desses/as camaradas.

O presente continua de exploração crescente das classes trabalhadoras. Os últimos anos têm sido brutais para nossa classe. Enquanto os patrões continuam no ócio e no luxo, trabalhadores e trabalhadoras de todo mundo padecem com a piora nos empregos e nos salários, com a carestia sem fim, com a falta de perspectiva para as novas gerações.

No Brasil, dezenas de milhões continuam nas filas do desemprego ou dos bicos, enfrentando todo dia uma batalha para sobreviver. Os preços continuam nas alturas, e a maioria das famílias se endividam para pagar o básico todo mês. 80% das famílias que recebem até três salários mínimos se encontram endividadas hoje no país. Boa parte desses/as trabalhadores/as não possuem condições de pagar suas dívidas.

Ao mesmo tempo, o Brasil registrou 39 famílias bilionárias neste mês, somando ao todo uma riqueza inimaginável de mais de 800 bilhões de reais. Nas mãos de apenas um punhado de parasitas!

Esse é o capitalismo: um sistema de sofrimento para quem trabalha e liberdade apenas para os patrões e seus aliados. Uma escravidão que continua a nos acorrentar. Um sistema que não tem conserto nem solução. Somente nossa luta pode colocar abaixo essa situação.

Viva o 1º de Maio dos/as trabalhadores/as de todo o mundo!

CEM DIAS ATENDENDO AOS PATRÕES

O governo Lula-Alckmin completou 100 dias. As promessas e demagogias da campanha vão ficando cada vez mais para trás, enquanto a verdade sobre esse governo se torna cada dia mais clara. Esse governo petista, assim como os anteriores, não é um governo dos trabalhadores e das trabalhadoras, mas de seus inimigos: dos patrões e dos poderosos!

As medidas desse início de governo, como o aumento no salário mínimo e no bolsa família, são insuficientes. Nem de longe são solução para a miséria em que se encontram muitos milhões. O endividamento e o custo da cesta básica para alimentar uma família batem recordes em todo o país.

Enquanto ficamos com as migalhas, na ilusão de que um dia vai melhorar, toda a prioridade e a agilidade da política econômica do governo é para atender o programa dos capitalistas. Não satisfeitos em manter as “reformas” que pioraram nossas vidas (trabalhista, previdenciária e inclusive a do Ensino Médio, apenas suspensa temporariamente, além das privatizações), Lula-Alckimin já começam a apresentar suas próprias! Com aplausos da burguesia, apresentaram um novo teto de gastos (chamado hipocritamente de “novo arcabouço fiscal”) e ainda esse ano realizarão uma reforma tributária para reduzir custos das empresas. O ministro da fazenda já está anunciando novas regras para “parcerias público-privadas” e as concessões continuam…

Esse será mais um governo que atende antes e acima de tudo ao capital. Diante do fraco crescimento econômico e do arrocho nas contas públicas, essa tendência se tornará ainda mais evidente, não tendo ilusão ou malabarismo que altere esse fato! Temos que aumentar nossa força e organização para combater, e não apoiar ou “disputar”, esse governo. Só assim nossa vida pode melhorar.

NÃO NOS REPRESENTAM!

A pelegada do movimento sindical, mais uma vez, fará um 1º de maio de faz de conta. Uma ridícula festa onde o patrão e seus governos são convidados.

Manchando essa importante data, as principais centrais sindicais do país estão organizando um show em São Paulo. Seu principal objetivo é fazer politicagem: discursar em apoio ao novo governo; convidar políticos, até mesmo fascistas como o governador do estado. Com isso, continuarem ganhando cargos e verbas, como o ex-presidente da CUT, Vagner Freitas, que acabou de virar presidente do SESI e agora, com seu salário milionário, anda de terno e vive nos palácios.

Essa gente não representa nossa classe! Nos sindicatos, esses pelegos conciliam com os patrões e rebaixam nossas conquistas. Quando conseguem amigos nos governos, vivem de ainda mais mordomias e conchavos. Não servem para a luta!

Por isso, as categorias que estão de fato se organizando e partindo para a luta nem contam mais com esses burocratas. Será com nossas forças e com nossa posição, de forma independente e autônoma, que reconstruiremos reais instrumentos de luta da nossa classe!

Compartilhe
- 30/04/2023