CEM FLORES

QUE CEM FLORES DESABROCHEM! QUE CEM ESCOLAS RIVALIZEM!

Conjuntura, Destaque, Imperialismo, Lutas

Solidariedade à luta palestina, pela Frente Popular pela Libertação da Palestina

Protesto em solidariedade ao povo palestino no Iêmen.

Cem Flores

20.10.2023

Nos últimos dias, Israel tem realizado mais uma rodada de brutal massacre do povo palestino, sobretudo na Faixa de Gaza. Sob o apoio cínico do imperialismo ianque e seus aliados, o colonialismo israelense já destruiu milhares de residências, escolas e hospitais, matou mais de 4 mil pessoas e obrigou mais de um milhão a se refugiar.

A solidariedade ao povo palestino e os protestos contra a limpeza étnica realizada pelo estado de Israel tomam hoje as ruas de diversos países. Como dissemos em recente publicação, é crucial nesse momento demonstrar todo apoio à luta palestina. E nessa resistência concreta, levantar a bandeira pela derrocata do sistema imperialista e suas guerras, pela construção do socialismo como única saída da barbárie capitalista.

Abaixo, reproduzimos um chamado da Frente Popular pela Libertação da Palestina, divulgado no site Em Defesa do Comunismo.

PALESTINA LIVRE!

*  *  *

Frente Popular pela Libertação da Palestina

Bravos combatentes do nosso resistente povo palestino,

Povo da nossa nação árabe,

Libertadores do mundo,

A epopeia da Tempestade Al-Aqsa levada a cabo pela resistência palestina em Gaza marcou um marco qualitativo na luta nacional palestina que se estende por mais de um século em busca dos seus legítimos direitos históricos à liberdade, independência e autodeterminação. As ações brutais da agressiva máquina de guerra sionista, que realizou bombardeios incessantes e sem precedentes contra o nosso povo na Faixa bloqueada, resultaram num grande número de massacres, destruição de casas habitadas, arrasamento de bairros inteiros, ataques a equipamentos jornalísticos e médicos, bem como a interrupção do fornecimento de água, energia elétrica, combustível e alimentos em Gaza. Tudo isto é uma tentativa fracassada de pintar uma falsa imagem de vitória sobre os restos mortais e o sangue de crianças, mulheres, idosos do nosso povo em Gaza.  Além disso, é uma exploração da cobertura ocidental americana para uma liquidação final e total de a questão palestina, que é o antigo e o novo projeto dos governos de Netanyahu para resolver o conflito e anexar a Cisjordânia, judaizar Jerusalém e executar os prisioneiros.

É imperativo revolucionar a situação de apoio e solidariedade com o nosso povo na Faixa de Gaza, a nível palestino, árabe e internacional. Por isso, a Frente Popular pela Libertação da Palestina faz este importante chamado às seguintes ações:

Em primeiro lugar, apelamos às massas do nosso povo em todo o mundo, na pátria e na diáspora, para que saiam ampla e massivamente às ruas num ato de resistência contra a ocupação e de confronto aberto com ela, expressando a união completa com o nosso povo de Gaza em sua luta contínua. Declararemos na próxima sexta-feira um dia de escalada para Gaza.

Em segundo lugar, apelamos ao nosso povo na Cisjordânia e no interior, e ao nosso povo árabe, para que organizem caravanas de ajuda urgente para Gaza, dando prioridade a suprimentos médicos e combustível.

Terceiro, apelamos às forças nacionais, nacionalistas árabes, árabes e internacionais progressistas e de esquerda, bem como aos libertadores do mundo, à solidariedade internacional, para organizarem manifestações em frente às embaixadas do inimigo e às embaixadas dos países envolvidos na agressão, bem como instituições internacionais em todo o mundo, em protesto contra os crimes da ocupação e na rejeição da cumplicidade internacional com o Estado sionista.

Em quarto lugar, as instituições internacionais e os defensores dos direitos humanos devem documentar os crimes fascistas da ocupação e mostrá-los ao mundo, exortando a comunidade internacional a assumir as suas responsabilidades e a cumprir os seus deveres, condenando as ações brutais do regime sionista contra civis indefesos em refúgio e unir todos os esforços das forças anti-ocupação para defender a narrativa palestina e a justiça contra a falsa narrativa sionista, e enfatizar que o que a resistência faz é uma defesa legítima e uma resposta natural à continuação da ocupação e da agressão.

Quinto, exigir que o Tribunal Penal Internacional abra uma investigação sobre os massacres e crimes de guerra cometidos pela ocupação sionista na Faixa de Gaza.

Sexto, devemos confrontar o comportamento americano e ocidental contra o nosso povo e que favorece o Estado sionista, sendo cúmplices da sua agressão contra o nosso povo palestino, que transcende o seu passado colonial marcado por agressões e guerras de extermínio. Da mesma forma, devemos confrontar a posição assumida pelos governos europeus que atacam os direitos dos nossos povos.

Compartilhe
- 20/10/2023